22.1.09

L U C I A L O U





 





























O percurso profissional de Maria Lucia Loureiro
é marcado por uma qualidade bem própria, que é o da prestação de serviço, com o uso de um vasto repertório técnico. É esta prática que propicia a ela uma formação consistente como designer. À medida que produz trabalhos para outros estilistas de joalheria, a sua arte vai sendo gerada ao longo desse percurso como que subterraneamente. Desse modo, realiza um trabalho que não se preocupa em buscar um público ou canais de comercialização, mas é desenvolvido como experimentação, como reflexão do seu fazer como designer. No panorama da contemporaneidade, o que se costuma buscar e nomear como autoral se dá, na maior parte das vezes, às avessas do caminho trilhado por Lucia Lou, o que faz da sua experiência algo bem próprio.

Mesmo hoje, quando seu trabalho sai da banca do estúdio - que sempre foi dentro de casa -, e é exposto em diferentes espaços, mesmo então ele é 100% autônomo em relação ao mercado. São peças pequeninas, leves, singelas, com acento às vezes vintage, e que trazem principalmente a marca do engenho. Alguns itens vieram à luz a partir de uma idéia engenhosa colocada em prática com uma técnica que é, na verdade, um truque, um insight executado com apuro e ligeireza.

¨As minhas peças atuais são como desenhos com fios de ouro que reciclo, às vezes de peças quebradas que compro e que têm somente o valor do metal.Daí as peças são fundidas e o ouro apurado. Depois do ouro puro, faço a liga de ouro 18k e dai puxo o fio ou a chapa.¨

A orientação de se gastar o mínimo de matérias primas é ordenadora dentro da pequena obra de Lucia L. O seu trabalho como um todo procura o pequeno, assim como o planeta Mercúrio é pequeno também dentro do sistema solar onde habitamos. São objetos mínimos, mas carregados intensamente de reverberações significantes, principalmente ligadas às áreas dos afetos.

Invenção, habilidade. E poesia. As peças de Lucia Lou têm uma aura existencial, com um toque de frescor que surpreendem por serem tão únicas!

7 comentários:

  1. Amélia, esse trabalho é maravilhoso! apaixonei! é possível encomendar? onde encontro?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Sou apaixonada pelo trabalho dela, mas nunca conseguio contato..pode me enviar?obrigada demais!
    Tiana

    ResponderExcluir
  3. Gostaria tanto de fazer contato com a Lucia Lou. Seus trabalhos sào tão delicados e de uma poesia tão tocante. Há tempos que tento e não consigo.
    Meu e-mail é:lhcicciliano@globo.com.
    Se alguém puder me enviar fico muito agradecida.
    Estou no aguardo e desde já agradeço.
    Lucia.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso encontrar o trabalho dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lúcia, vi que você escreveu faz tempo mas se ainda quiser o contato pode escrever pro lucialou13@gmail.com
      Abraço

      Excluir
  5. Gostaria do contato dela ,quem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Ei Cristiane

    Você pode escrever no lucialou13@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir