24.9.09

As novas profissões para as pessoas novas



Acabei de encontrar uma palavra para usar nas situações onde tenho que informar sobre a minha profissão. E ela pode ser: multistylist. Esta idéia tem trazido a alegria ao ser útil a mim. É claro que nem sempre poderei usá-la, como ontem num cartório, onde em um momento eu escrevi “psicóloga”, e logo depois respondi: “curadora”. E o pior é que, se juntarmos as duas informações, fica parecendo que é curadora holística, da área de saúde mental, o que não é de fato.

Todos nós podemos sentir a alta velocidade e movimentação dos ares contemporâneos que nos fazem adotar atitudes mais fluidas, sentimentos criadores para estarmos inteiros e leves. Já está em vigor uma nova maneira de sentir e de viver, e a gente percebe esta realidade no nosso dia-a-dia quando deixamos a intuição acontecer. Pia Jane Bijkerk  é uma profissional super influente em configurações de lifestyle e design de ambientes, e está falando disso mesmo: clica e veja.


Através do meu trabalho tenho participado dos processos criativos de alguns artistas e designers, e cada vez mais verifico que a invenção está aberta a todos, sem exceção, bastando um click de atitude. E esse click é existencial.



Vocês já ouviram dizer que “ a vida é um mistério a ser vivido, e não um negócio para ser administrado ”?
Me parece que esta afirmação vai totalmente contra a corrente do que se passa na grande maioria dos consultórios de psicologia, pois percebo um mesmo jargão nas pessoas que os freqüentam. Reparo que se diz muito assim: “ estou trabalhando na terapia para administrar esse aspecto da minha vida ”.




E nossas relações vão ficando tão funcionais, não é? Parece tudo um grande escritório.



(Mas vamos continuar olhando/absorvendo esse antídoto eficaz que se encontra na frente dos nossos olhos agora...E se clicar na imagem ela expande.)




Sabe, para mim, ao aceitarmos viver o mistério, ele se abre para nós. Somente assim. Parece óbvio, não é? Mas o tempo todo nós queremos decodificar antes de experimentar, exigimos todas as garantias antes de viver.



Se uma imagem pode valer mais que mil palavras, hoje mostro um pouco da vida de uma artista e designer que faz parte do portfólio Novo Move: Lucia Lou. (Dá um click nessa imagem e acesse a declaração de amor feita pelo filho a ela.)












São alguns takes que tirei do apartamento onde ela mora, na região central de Belo Horizonte.





E assim você me diga: poderia nomear uma única profissão para Lucia Lou? Sim, seria aquela na qual LL ganha o seu sustento. Mas se ela desejar – e aí se encontra o oásis da vida - poderá atuar na direção de arte, como interior stylist, na pintura, movelaria ...







 E o quê mais?




Um lancezinho do seu estúdio, porque estúdio que se preza tem uma forte pinta de oficina.





Com este post o Novo Move inicia uma fase diferente, onde a presença das imagens e a experiência da fotografia certamente vão ampliar o seu expectro. Devo dizer, a atividade de fotograr é novíssima para mim, e nunca antes imaginada, já que nunca tive gosto especial por ela.

E como não sou nenhum Selby, mesmo amando!, incluí algumas fotos tiradas por Lucia Lou das caixas multiuso feitas por ela (a imagem de abertura deste post, inclusive).





     A proposta é pensarmos tudo a partir de uma multidimensionalidade,
     porque assim já são as coisas e os ares de agora.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo carinhoso comentario e convite...com certeza,nos encontraremos!!
    bjks no coração
    Mog

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!! e pelo visto a G10 está indo muito bem! Parabéns, beijos
    Elisa

    ResponderExcluir