30.4.09

HOSHINO

N’OVO NINHO

Um momento subjetivo,
Um conjunto singular.
COLEÇÃO HOSHINO – Março 2009

O ovo é a forma matriz para todo o conjunto apresentado, e a idéia de ninho é geradora de objetos e de ilustrações. Conceituais, os Ovos-vasos introduzem o espírito de inovação desta produção mais recente de Rachel Hoshino. Na porcelana branca fosca com modelagem exclusiva, eles vêm sem qualquer decoração, a não ser pelos orifícios esculpidos por onde flores podem ser introduzidas. Em diferentes escalas, assumem um amplo espectro de funções, desde a decorativa e utilitária – um vaso para flores –, à cenográfica, como na ambiência apresentada no flyer da coleção. Quando flores são colocadas dentro dos Ovos-vasos o efeito é como se elas tivessem rompido a casca do ovo. De novo o mistério da criação se renova, e as flores não foram colocadas lá, mas sempre ali estiveram, e de fato nasceram bem dentro desse ovo-vaso. E para serem vistas à luz tiveram que quebrar a membrana de porcelana do vaso.

O mesmo processo acontece com a casa, que é apresentada como o espaço de criação por excelência na vida urbana contemporânea. Os objetos são como despertadores sutis, como o casal de Andorinhas, que pode ser um vaso em miniatura para pequenos arranjos de flores silvestres, preenchendo de vida o lavabo. Iluminada pela presença rara de uma pequena lamparina de cristal, toda a casa mostra-se como lugar sonhado para expandir o imaginário através de objetos que não se deixam apreender em um único olhar. Cuidado: frágil! A segurança vem de se iluminar, e não mais de se esconder, e os objetos com forte presença podem nos deixar alertas! A casa ninho só é segura se aceitar a sua fragilidade plena de sentidos, e desejos de conexões.

Biscuits em forma de ovos são caixinhas, ninhos imantados de simbologias, lugar secreto para as luxuosas e singelas recordações de nossas vidas íntimas. O Nido (ninho em espanhol) recebeu no seu interior outro ovo que é uma vela. Um elemento gráfico remete à pena, e cria um ninho para a vela, e todo o interior da peça é banhado de ouro líquido. A aplicação de estampa e do banho metálico no biscuit – a porcelana sem esmalte – é uma tecnologia exclusiva do estúdio Hoshino, o que torna esses objetos ainda mais especiais.

A moringa Hoshino vem com molde próprio em linhas ovais trazendo vários desenhos. A moulage criada pelo grafismo de penas do Pavão ao abraçar a peça inteira, se destaca, e imprime a sua influência e continuidade até no copo que faz parte dela.

Esse jogo de combinações é um elemento essencial da linguagem da designer Rachel H., e funciona igual às ondas que se formam quando jogamos uma pedra num lago. Um processo aberto que começa na ambiência digital, se instala no modo de produção das suas peças, sempre procurando criar cenas, mais que objetos individuais. Até chegar ao seu destino, dentro dos espaços cotidianos, onde esse aspecto lúdico da criação pode ser apropriado por quem for receptivo a ele.

Essa qualidade está presente nos Vasos Alados, formas fluidas da porcelana com volumes e cores na medida certa para receber as mais criativas combinações dentro de modernos ambientes urbanos. Na peça em branco fosco, por exemplo, a estampa aparece preenchida por tons de dourado, enquanto na louça preta apenas uma linha dourada dá contorno ao mesmo desenho. Uma composição de espelhamentos de sentidos resulta da relação entre essas duas peças, e configura uma cena para a contemplação, experiência tão própria aos nobres vasilhames para flores!

O repertório da ilustradora também se comporta como rede conectiva. As estampas que, nesta coleção, são variações dinâmicas das formas ovais, geram grafismos como Gotas, que se transmutam em Penas, e se metamorfoseiam em Asas que em movimentos ascendente e descendente abraçam as peças, como nos Vasos e Moringas Aladas. Galáxia já é um grafismo que parte da bola, e se relaciona com outros elementos gráficos do seu acervo iconográfico.

Dentro desse jogo combinatório cabem as reedições, e todos são hits Hoshino que, neste conjunto, retornam em ouro e platina. O aparelho de chá decorado com Renda-se, um grafismo que alude aos elaborados crochês da vovó, nas cores platina, ouro e preto, expressa a sofisticação dessas rendas. O casal de Andorinhas, um clássico do repertório popular, vem estampado com os grafismos dos azulejos da cidade de Coimbra, pesquisados em sua viagem à Portugal. O desenho do dente-de-leão, Tampopo em japonês, reaparece com toda a sua grandeza numa moringa de cristal. E, para os colecionadores, a dupla de saleiros-toy O Bem e o Mal.

Bem ao estilo de Rachel Hoshino, as cores significam. A cartela enxuta de inspiração sóbria e elegante, composta com as cores e gradações do dourado, preto e prata, endereça os objetos para elevar as atmosferas das quais irão participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário